sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Incêndio em hospital deixa 10 mortos no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu um hospital particular no bairro do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, matando ao menos 10 pessoas e deixando pelo menos quatro bombeiros feridos, informou o Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (13).

O combate às chamas no Hospital Badim, da Rede D`Or São Luiz, começou na noite de quinta-feira (12) e invadiu a madrugada, de acordo com nota dos bombeiros.

Cerca de 90 pacientes que estavam na unidade no momento do início das chamas precisaram ser transferidos para outras unidades, e o transporte contou com ambulâncias de diversos hospitais, além das viaturas dos bombeiros.

Todas as vítimas eram pacientes:

Alayde Henrique Barbieri
Ana Almeida do Nascimento, 95 anos
Berta Gonçalves Berreiros Sousa
Darcy da Rocha Dias
Irene Freiras de Brito, 84 anos
José Costa de Andrade
Luzia dos Santos Melo, 88 anos
Maria Alice Teixeira da Costa, 76 anos
Marlene Menezes Fraga
Virgílio Claudino da Silva, 66 anos

O incêndio teria sido causado por um curto-circuito no prédio antigo do hospital, que passou recentemente por uma obra para reformas e expansão, de acordo com suspeita dos bombeiros. A corporação, no entanto, destacou que a apuração de causas não faz parte do escopo de atuação do Corpo de Bombeiros.


Segundo testemunhas, o fogo se alastrou rapidamente, causando pânico e correria dentro da unidade. Médicos, enfermeiros e funcionários do hospital, além de parentes dos pacientes, se mobilizaram para socorrer pessoas internadas.

As vítimas fatais teriam inalado muita fumaça e tiveram intoxicação.

No momento do incêndio, havia 103 pessoas internadas no hospital, que lamentou o ocorrido. "O Hospital Badim mais uma vez externa sua imensa tristeza diante do ocorrido", disse o hospital em nota.

A cidade do Rio de Janeiro decretou luto devido ao incêndio.