quinta-feira, 18 de julho de 2019

11ª edição do Camaçari Open de Capoeira acontece de 1º a 4 de agosto


Em sua 11ª edição o Camaçari Open de Capoeira traz em 2019 o tema “Mestre Canjiquinha a alegria da capoeira”, um dos grandes nomes dessa representação cultural que mistura arte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. O evento acontece de 1º a 4 de agosto e traz uma programação vasta, marcada por palestra, coletiva de imprensa, noite de gala, festival infantil, dinâmicas, batizados e troca de graduações, além de workshops, roda, formatura, homenagens e show folclórico.


Mesmo iniciando no dia 1º de agosto, o Camaçari Open de Capoeira terá abertura oficial no dia seguinte, às 10h30, no Teatro Alberto Martins. Na ocasião será realizada uma coletiva de imprensa. Durante os quatro dias de atividades são esperados cerca de 2 mil pessoas, vindas de diversas partes do país e fora dele, como Piauí, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e da Polônia. Entre o público estão alunos e familiares, admiradores, mestres, professores, e praticantes de outras escolas.

De acordo com o Mestre Grandão, organizador do evento, “a iniciativa tem por objetivo promover a capoeira, festejar mais um ano de trabalho da Associação de Capoeira Engenho, além de divulgar o nome da cidade e homenagear um grande mestre do passado”, explicou.

O Camaçari Open de Capoeira é realizado pela Associação de Capoeira Engenho (ACE), e conta com apoio da Prefeitura de Camaçari por meio das Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e da Cultura (Secult), bem como de diversas empresas.  A ACE possui 50 núcleos de capoeira distribuídos entre Camaçari e Salvador. A associação atua há 22 anos na Bahia e foi fundada em 1970 pelo Mestre Baiano, na cidade do Rio de Janeiro.

Programação

Dia 1º/8

19h – Capoeira, emprego e renda – Enfrentamento das questões raciais no mercado de trabalho
Facilitadores: Mestre Tonho Matéria, Assistente Social Andreia Dias Macedo e a advogada Drª. Cristiane Mattos.
Local: Centro de Treinamento (CT) Engenho, em Vila de Abrantes.

Dia 2/8

10h30 – Abertura do evento e coletiva de imprensa
Local: Teatro Alberto Martins

Dia 3/8

9h – Festival Infantil de Capoeira, dinâmicas, batizado e troca de graduações - Local: CT Engenho
14h – Workshops com alguns dos maiores nomes da capoeira mundial – Local: CT Engenho
19h – Roda, batizado e troca de graduações - Local: CT Engenho

Dia 4/8

9h – Formatura, batizado, troca de graduações, homenagens e show folclórico 
Local: Teatro Cidade do Saber
14h30 – Almoço e roda de Encerramento - Local: CT Engenho