quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Secretaria de Saúde promove ação em Machadinho neste sábado (16)


No próximo sábado (16/2), a Prefeitura Municipal de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), promoverá, na comunidade de Machadinho, a ação Sesau Mais Perto de Você. Das 8h às 16h, serão ofertados vários serviços na Unidade de Saúde da Família de Machadinho e na Associação de Moradores. O objetivo é atender os moradores das comunidades de Machadinho, Cajazeira de Abrantes, Serra Verde, Parque das Mangabas e Montenegro.

Entre os serviços que serão ofertados estão consultas de preventivo, teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis, avaliação da mancha (hanseníase), atendimento de pacientes com complicações respiratórias, saúde bucal, auriculoterapia, Cine Pipoca para criançada, avaliação Antopométrica e Nutricional, Bolsa Família, atualização do calendário vacinal, práticas corporais com alongamentos  e aeróbica, busca ativa de pacientes com tuberculose e outros problemas respiratórios, busca ativa de pacientes com hanseníase e atividades educativas sobre Tuberculose e Hanseníase.


Secretário de Saúde, Elias Natan explica que esta é mais uma ação da Sesau com o objetivo de levar à população um atendimento de qualidade. “Começamos a gestão cuidando da parte física das unidades de saúde. E ainda estamos fazendo isso. Depois, iniciamos um trabalho junto aos servidores para melhorar as condições de trabalho e assim melhorar o atendimento. Também nos dedicamos a melhorar nosso estoque de medicamentos saindo de 15% para mais de 90% em estoque e nas farmácias. Realizamos dois mutirões de cirurgias. E agora estamos levando a Sesau para as comunidades como fizemos também em 2018 com as ações de combate a Hanseníase e os Testes Rápidos”.

A expectativa da Sesau é atender mais de três mil pessoas durante o sábado. “Ações como essa acontecerão durante todo o ano em diversas localidades de nossa cidade. O prefeito Elinaldo nos deu carta branca para que o projeto Sesau Mais Perto de Você avance por todo município. Ele quer que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde”, afirma Elias Natan.