Secretaria de Saúde presta contas do 3° quadrimestre na Câmara Municipal - Jornal Camaçari - Jornal Online e Impresso de Camaçari

Post Top Ad

26 de fevereiro de 2019

Secretaria de Saúde presta contas do 3° quadrimestre na Câmara Municipal


A Prefeitura de Camaçari apresentou nesta segunda-feira (25/02), na Câmara Municipal de Vereadores, a prestação de contas sobre as ações do 3º quadrimestre de 2018, da Secretaria de Saúde (Sesau). “É uma obrigação do poder público prestar contas sobre o que tem feito. E eu desde que assumi a pasta, seguindo a orientação do prefeito Elinaldo, tenho trabalhado arduamente para fazer o melhor com o recurso do erário público. E por isso nunca me furtei a prestar contas aqui na Câmara Municipal. Esse momento é muito importante para ouvirmos os vereadores a população e assim buscarmos melhorias no nosso serviço”, afirma o secretário Elias Natan.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Jorge Curvelo destacou a importância da audiência pública para população. “Aqui é a casa do povo. É aqui onde a população tem voz e vez. Por isso quando os secretários do governo vêm até aqui, prestam contas e escutam a população, construímos juntos um governo melhor e mais próximo da população”.

Em 2018, a cobertura da Atenção Básica, que envolve Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, cresceu para 86,50%. “Hoje temos 67,30% de cobertura através de equipes de saúde da família. Quando assumimos em 2017 tínhamos menos de 50%. Outro grande avançou foi a implantação de mais um Núcleo de Atenção a Saúde da Família na orla e a entrega de mais oito unidades de saúde totalmente requalificadas”, afirmou Elias Natan.

Pensando na qualificação do atendimento à população, a Secretaria de Saúde não mediu esforços e realizou treinamentos com mais de 700 servidores da saúde das equipes de Saúde da Família. Realizou também o treinamento de 370 Agentes Comunitários de Saúde para o atendimento a pacientes com hipertensão e diabetes.

A Atenção Especializada também avançou com a criação do Centro de Atenção a Saúde da Criança e a reinauguração do PA Dr. Artur Sampaio, em Vila de Abrantes, ampliando os serviços e a capacidade de atendimento. Em 2018, foram realizadas mais de 310 mil consultas médicas especializadas nas 34 especialidades disponíveis no SUS Camaçari.

Em 2018 foram realizados, através da Regulação Ambulatorial Descentralizada, o agendamento de 1.145.443 consultas e exames através do SISREG. “Não podemos esquecer também no nosso mutirão de cirurgias onde foram 1056 atendimentos realizados e 872 cirurgias programadas e que estão acontecendo aqui mesmo em Camaçari. Enfim, muitos foram os avanços. Mas, sei que ainda temos muito a avançar. Por isso garanto que não faltará empenho nosso e do prefeito Elinaldo para continuarmos transformando a saúde pública de Camaçari para melhor”, finalizou Elias Natan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad