quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Prefeitura apresenta plano de emergência municipal


Com o objetivo de prevenir e minimizar possíveis cenários de emergência na cidade, o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, apresentou o Plano Emergencial do Município de Camaçari (PEMC) na tarde desta quarta-feira (20/2), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), no Centro Administrativo.

Na ocasião, Ivanaldo Soares entregou uma cópia do documento nas mãos do Prefeito Elinaldo Araújo. O Plano é um instrumento que permite a definição e a implementação de ações operacionais voltadas para a proteção da população. “O Plano é um mecanismo de prevenção com o intuito de preparar e educar as pessoas para situações de risco”, esclareceu o gestor municipal, parabenizando a equipe da Defesa Civil pela iniciativa.

O Plano, que contém diretrizes com ações que devem ser adotadas pelos órgãos em casos emergenciais, visa promover uma interação entre a Defesa Civil, Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nudec), Polo Industrial de Camaçari, através do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), e demais órgãos e secretarias municipais, a fim de oferecer uma maior segurança para a coletividade.

De acordo Paulo Roberto Ribeiro, consultor do Cofic, o Plano de Emergência da Comunidade (PEC), que ocorre anualmente em Camaçari, é parcial ao município e envolve o cenário de emergência proveniente do Polo Industrial que possa atingir a comunidade. “Esse novo Plano surge em momento oportuno para ampliar a assistência a todos os bairros da cidade. Eu parabenizo a iniciativa e é um prazer fazer parte da equipe de elaboração”, disse, destacando que enquanto o PEC atende apenas dez municípios, o PEMC surge para atender toda a cidade.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, destacou que é necessário orientar e proteger as comunidades em eventuais situações de emergência. “A população deve ser preparada e orientada para adotar os procedimentos corretos em determinadas situações. Precisamos entender o mínimo de segurança”, explicou.

Ivanaldo ainda manifestou sua alegria com a criação do PEMC. “É um lançamento importante para a população. É um marco em Camaçari e graças a Deus, na gestão do prefeito Elinaldo, está nascendo o PEMC que visa minimizar desastre, ter ações coordenadas, integradas, e diretrizes com resposta eficiente às situações de emergência”, concluiu.

Cada setor responsável recebeu uma cópia do documento e este ficará disponível por 20 dias para validação. Após aprovação, será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores de Camaçari para criação do Projeto de Lei. A proposta é que toda estrutura do Executivo e os demais órgãos da cidade, como o Ministério Público e Corpo de Bombeiros, estejam inseridos.
O plano ainda propõe que seja criado o Dia da Segurança Municipal, com palestras sobre segurança e possíveis evacuações, além da realização de grandes simulados no município.

Durante o evento, o prefeito Elinaldo solicitou um novo encontro, que acontecerá no dia 18 de março, às 10h, na Cidade do Saber, com todas as secretarias do governo.

Também participaram do evento, representando o vice-prefeito Tude, Oswaldo Marcolino; o secretário de Relações Institucionais (Serin), José Matos; a subsecretária da Serin, Janete Ferreira; o secretário da Sesp, Armando Mansur; major Gilvan Vieira de Melo, do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM); o superintendente de Trânsito e Transporte Público, coronel Alfredo Castro; e o vereador Flavio Matos.