quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Nova Central de Regulação e Base do SAMU foi inaugurada

Foto: Thiago Pacheco

A Prefeitura Municipal de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), inaugurou, na quarta-feira (09/01), a nova Central de Regulação e Base do SAMU 192, localizada na Avenida Contorno, no antigo prédio da Promotoria Pública. Além de Camaçari, compõem a regional os municípios de São Sebastião do Passé, Conde, Pojuca, Dias d’Ávila e Mata de São João. Na nova base, trabalharão 28 servidores que serão responsáveis por cerca de 600 atendimentos mensais que ocorrem em Camaçari.

A nova base, além de oferecer mais agilidade e mobilidade às equipes na hora de atender aos chamados, uma vez que antes a mesma estava localizada dentro de um bairro residencial com muitos quebra-molas no entorno e transeuntes e crianças nas ruas, também está equipada com sistema de telefonia e dados em fibra ótica, garantindo que todas as chamadas feitas ao SAMU sejam recebidas pela equipe.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, a inauguração da nova base do SAMU é para começar o ano com o pé direito. “Em 2017, nossas primeiras ações foram na saúde. Em 2018, começamos o ano reinaugurando a Unidade de Saúde da Família de Catu de Abrantes. E agora, em 2019, começamos com o SAMU. E tem muito mais por vir. Pois, continuamos o trabalho de requalificação das unidades de saúde. Até aqui já foram requalificadas 30 unidades, reabertas 36 farmácias, reinaugurado o CCZ e o CEO. Isso sem falar na ampliação dos serviços de vacinação, curativos, exames e consultas, o mutirão de cirurgias e a inauguração do Centro de Atenção à Saúde da Criança”.

Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan ressalta o avanço no serviço do SAMU nos últimos dois anos. “Quando assumimos a gestão, havia apenas uma ambulância do SAMU em funcionamento. Dois anos depois, temos cinco ambulâncias em operação, sendo três na sede e duas na orla. Inauguramos a base descentralizada da orla ano passado e agora a nova base do SAMU. Isso é fruto do empenho de toda a equipe e determinação do prefeito Elinaldo, que tem sido um grande parceiro”.

Coordenadora do SAMU Camaçari, Mônica Cardoso comemora a inauguração da nova base. “É mais um avanço na saúde pública da cidade. Agora, o próximo passo é chegar a um acordo com o Hospital Geral de Camaçari para que as macas do SAMU não fiquem retidas quando levarmos pacientes para o HGC por falta de leitos no hospital estadual. Assim como realizarmos uma campanha com a ajuda da mídia para combater os trotes, pois todos os meses recebemos mais de dois mil trotes, o que nos traz um problema enorme”.