Neste final de semana, dias 8 e 9 de dezembro, o distrito de Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari, vai sediar dois campeonatos de Bandas e Fanfarras: a V Etapa da final do Baiano e, pela primeira vez no estado, o Nordestão, que traz a sua II edição.

Camaçari vai contar com as participações da Banda Marcial de Vila de Abrantes (FANESVA) e da Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP). Ao todo, 18 grupos da Bahia concorrerão, além de mais 10 representantes de outros estados (Alagoas, Maranhão, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

O evento tem como objetivo fomentar a cultura, o lazer e o turismo. “Muitos gestores não apoiam esse evento, por não entenderem a sua importância. Já em Camaçari, o governo abraçou a nossa causa. Esses campeonatos estimulam também o lado social e musical de crianças e jovens, movimentam o comércio local e atraem muitas pessoas para a nossa cidade”, destacou o presidente da FANESVA, Nivanildo Santos.

Uma grande estrutura será montada no distrito para receber os competidores, que serão avaliados por uma comissão formada por julgadores, apuradores, fiscalizadores e equipe técnica. Várias categorias receberão premiações em troféus e medalhas.

Os campeonatos, organizados pela FANESVA e realizados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult), contam com o apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) e da Associação Nordeste Norte de Bandas e Fanfarras (ANNEBAF).