Foto: Divulgação PMC


Como parte das ações do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV Aids, a Secretaria de Saúde (Sesau), através do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), já realizou 1.116 testes rápidos na estrutura montada na estrada da Feira Municipal. A ação continua até este sábado (8/12).

De acordo com Carla Bressy, enfermeira e coordenadora do CRES, a previsão é de que até sábado sejam realizados dois mil testes. “A procura das pessoas pelo teste está sendo muito boa. Aqui, temos toda uma estrutura para atender as pessoas com psicóloga, assistência social e enfermeiros”.

No teste rápido, além do HIV Aids são testados também os vírus da Sífilis e Hepatite B e C. Até o momento, já foram detectados quatro casos de HIV positivos, mais de 30 casos de sífilis e cerca de 10 casos de Hepatite B e C. “Todos esses pacientes já foram encaminhados para o CRES, onde iniciaram o tratamento medicamentoso e o acompanhamento com infectologista, nutricionista, assistente social e psicóloga. É muito importante que as pessoas façam o teste tanto para iniciarem o tratamento como para evitarem contaminarem outras pessoas”, afirma Carla Bressy.

Secretário de Saúde, Elias Natan, faz um alerta à população sobre a importância da prevenção. “O teste rápido é muito importante para ajudar as pessoas a descobrirem se estão infectadas e iniciarem o tratamento. Mas, nada é mais importante no combate as DSTs do que a prevenção. Então, se você vai manter relações sexuais, se previna e cuide de sua saúde e do seu parceiro ou parceira”.