Fotos: Vaner Casaes / AG. BAPress 

Muito emoção e alegria marcaram a noite dessa quarta-feira (dia 5), para 100 jovens e adultos moradores de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Eles participaram da solenidade de formatura da primeira turma do Ensino Médio Profissionalizante do SEJA! Saberes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), iniciativa patrocinada pela Braskem, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A cerimônia lotou o Teatro Alberto Martins, no centro da cidade.

“É um privilégio ter concluído o Ensino Médio”, afirmou orgulhosa a formanda Ducineide Souza Ramos, 43 anos. Ela, que está desempregada há dois anos, acredita que agora, após concluir o Ensino Médio Profissionalizante, possa ter mais chances de voltar ao mercado de trabalho. “Não quero parar por aqui. Penso em fazer um curso Técnico em Enfermagem”, ressalta. Continuar estudando também é o desejo de Claudemir Lima Neto, de 41 anos, que voltou à sala de aula após 20 anos. “Parei de estudar porquê me mudei para São Paulo em busca de trabalho. Atualmente sou operador de movimentação em uma indústria, mas quero fazer já no próximo ano uma faculdade de Logística”, afirma.


Estiveram presentes à solenidade Sandra Costa e Mário Dias, representantes do setor de Relações Institucionais da Braskem na Bahia; Patrícia Evangelista, gerente de Educação Profissional do SENAI Bahia; Diana Luz, representando todos os professores do curso, além de familiares dos formandos. “É uma vitória para todos que estão concluindo essa etapa. Que seja a primeira de uma trajetória de enriquecimento profissional neste nosso mundo cada vez mais competitivo e tecnológico”, aconselhou Cléssia Lobo, gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia.

Muito emocionada, a aluna Adriana Santana fez o discurso de formatura em nome da turma. Ela afirmou que era um dia de muito especial para todos os presentes e agradeceu o apoio dos familiares, homenageando especialmente a mãe, Maria Nilza, que representou os familiares de todos os formandos.



Metodologia - O SEJA! Saberes da EJA é uma oportunidade para jovens e adultos elevarem a escolaridade, utilizando as práticas de educação, que associa o ensino a distância à metodologia de reconhecimento de saberes. Esta metodologia identifica e reconhece os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e experiência de vida do aluno, permitindo que ele concentre os esforços nos conteúdos que não foram sistematizados. O principal ganho é a redução do tempo de curso para conclusão. Os 100 alunos também cursaram, em paralelo, um dos três cursos de formação profissional: montador e reparador de microcomputadores, eletricista residencial e montador de construção a seco (drywall).

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.