Foto: Tiago Pacheco

A comunidade de Parafuso celebrou, nesta sexta-feira (07/09), o desfile cívico em comemoração à proclamação da independência do Brasil, que faz 196 anos, com as tradicionais fanfarras e a passagem das escolas da rede pública, que deram um show nas ruas da localidade.

O prefeito Elinaldo Araújo esteve presente na festa e falou sobre a participação da comunidade no evento. “É uma prova da civilidade do nosso povo. Isso mostra o orgulho que o camaçariense tem de ser brasileiro”, comentou.

A responsável pela abertura do desfile foi a Filarmônica 28 de setembro, juntamente com o Tiro de Guerra, que deu passagem para a primeira escola a se apresentar, a Escola Eustáquio Alves Santana, acompanhada da Fanfarra Estudantil de Vila de Abrantes (FANESVA).

A moradora de Parafuso, Adriele de Assis, veio com a família para prestigiar o desfile e matar a saudade. “Eu desfilava pela FANPOP, agora estou aqui na arquibancada e posso dizer que o desfile está cada vez melhor”, falou.


Para este ano, o tema central do desfile foi: “Nossa terra tem autores, tem poetas e cantores, tem gentes que buscam a paz, tem riquezas naturais, indústrias e muito mais. Minha Camaçari, 260 anos: nossa gente quer mais vida, nossas vidas mais amores”. O tema buscou homenagear os artistas locais.

Além da Escola Eustáquio, participaram do desfile a Escola Comunitária de Parafuso, o Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho e a Escola Conceição de Maria. As fanfarras também estiveram presentes com a Fanfarra Estudantil de Parafuso (FANESP), Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP) e a Fanfarra Estudantil de Camaçari (FANESC). Os grupos culturais Boi Janeiro e Resgate e o projeto Pratique Boxe também abrilhantaram a festa em Parafuso.