Dando continuidade ao mutirão de cirurgia de catarata, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Clínica São Matheus, promoveu o procedimento cirúrgico em 50 pacientes no último sábado (1°/09).

O mutirão teve início no dia 25 de agosto, quando 75 pacientes passaram pela cirurgia e voltaram a enxergar. No dia 29 de setembro, mais 55 pacientes serão atendidos.

“Eu estou muito feliz com essa cirurgia. Agora está maravilhoso. eu não enxergava nada e agora estou enxergando tudo, até o que não deveria enxergar”, brinca a moradora da Gleba C, Severina Maria da Conceição, 77 anos, minutos depois de realizar o procedimento.

A acompanhante do paciente Arnaldo também aproveitou durante o mutirão para agradecer o atendimento dado ao esposo. “Eu quero agradecer a acolhida que tivemos e a organização e eficiência no tratamento com a gente. Meu esposo fez a cirurgia e ele gostou porque foi rápido”, contou Ana Dalva Nascimento, moradora da Gleba B.


O processo para fazer a cirurgia começa na regulação. Aqueles que precisarem realizar o procedimento devem procurar a Central de Regulação do município.

“Após o paciente ser triado pela prefeitura, a regulação encaminha para a Clínica São Matheus para que seja feito todo tratamento dele. Desta forma, é feito um pré-operatório, onde são solicitados exames de rotina, e é avaliado o olho para indicar se aquela catarata tem diagnóstico de cirurgia. E aí realizamos a cirurgia. Todas as revisões são feitas conosco até o momento da alta médica”, declarou Marluce Ribeiro, da Clínica São Matheus.

“Temos buscado focar na saúde da nossa população. Já realizamos cirurgias de mioma e vesícula e a determinação é que a gente diminua e até extermine a fila existente para cirurgias de catarata. Por isso estamos promovendo esse mutirão”, declarou o secretário de Saúde, Elias Natan.

“Estou muito feliz em poder ver todas essas pessoas passando por esse procedimento que eles precisavam e esperavam. Temos que prevenir para que as coisas não piorem e por isso nossa prioridade está em poder oferecer um atendimento em prevenção na saúde da população de Camaçari”, destacou o prefeito Elinaldo Araújo.

Todos os pacientes recebem, após a cirurgia, um kit contendo os colírios pós-operatórios e óculos de sol.