Camaçari ganha mais uma instituição de ensino superior, desta vez a  UNIRB – Centro Universitário Regional do Brasil, que já está com sua estrutura toda pronta e com parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para quatro dos cinco cursos que inicialmente pretende oferecer, sendo eles nutrição, odontologia, direito e engenharia civil, todos na modalidade presencial.

O parecer do quinto curso, que é o de engenharia automotiva, deve sair nos próximos dias, uma vez que foi analisado na última segunda-feira (3/9) por dois avaliadores enviados pelo MEC, Rodrigo Henrique Lopes da Silva e Marcia Almeida de Amaral Arcos da Silva, docentes da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), respectivamente. Cumprida essa etapa e após publicação em Diário Oficial da União (DOU), a instituição estará apta a exercer as suas atividades no município.


A sede da Unirb em Camaçari, que representa um investimento privado na ordem de R$ 5 milhões, fica localizada na rua Lateral de Dentro, onde anteriormente funcionava a sede da STT e do Corpo de Bombeiros Militar, próximo à avenida Jorge Amado. Inicialmente vão ser ofertadas cerca de 1000 vagas, sendo 200 por curso. Além da modalidade presencial, a instituição vai oferecer Educação à Distância (EAD). A estrutura da unidade é composta por 32 salas, auditório, laboratórios, biblioteca, além de uma ampla área de convivência.