Foto: Kelvi Lima
Ao som da Orquestra de Violão, formada por alunos da Cidade do Saber, foi lançada, em cerimônia realizada no Teatro Alberto Martins, na tarde desta quarta-feira (22/8), a 2ª edição do Concurso Cultural Fotografe Camaçari. O evento foi marcado por palestras, homenagens, apresentações de grupos de capoeira e outras manifestações culturais.
Com o tema “Camaçari: meu olhar sobre o Patrimônio Imaterial”, o concurso tem como público alvo estudantes, fotógrafos amadores e profissionais da área. O objetivo da iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), é fomentar e fortalecer as artes visuais, em especial a fotografia.
Fazendo parte do programa “Cultura Todo Dia – Camaçari nos Trilhos da Memória”, as imagens captadas pelos participantes farão parte do acervo da Coordenação de Patrimônio Cultural. “A ideia é resgatar a nossa história, pois a cultura só existe porque existe povo. E envolver os estudantes nesse projeto é garantir que reconheçam a importância da sua identidade”, ressaltou a secretária da pasta, Márcia Tude.
Ainda durante o evento, os presentes foram surpreendidos com o também lançamento do edital de abertura das inscrições para a 1ª Edição do Prêmio Mestras e Metres da Cultura de Camaçari: Comunidades de Terreiros e Capoeira – 2018. “É com muita felicidade no coração que recebo essa notícia, pois lutamos diariamente para que essas pessoas sejam reconhecidas e valorizadas por todo o trabalhado social que realizam em suas localidades”, disse, emocionado, o sacerdote Táta Ricardo, presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Nos editais, os interessados encontrarão informações sobre a forma de ingresso no concurso, documentação, prazos, formato das imagens, premiação, dentre outros quesitos. Marcaram presença no evento, mestres e mestras, grupos de capoeira, lideranças comunitárias, representantes de entidades e de movimentos culturais, estudantes de escolas públicas, secretariado municipal e vereadores.
Links de acesso aos editais:
Fotografe Camaçari
Mestras e Mestres