Sesau realiza recadastramento de pacientes de Camaçari

FOTO: ASCOM/PMC

A Secretaria de Saúde convoca todos os usuários do serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) para comparecerem na Central de Regulação e realizarem o recadastramento no serviço. A atualização dos dados cadastrais acontece de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 24 de agosto. Novos interessados em fazer uso do serviço também devem comparecer nesse período.

Os documentos necessários para o cadastramento ou recadastramento são: cópia do cartão SUS; RG ou Certidão de Nascimento; CNSUS do responsável pelo paciente, quando for o caso; comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone); e cópia do RG, CPF e Cartão SUS da pessoa que acompanhará o paciente, quando for o caso.

De acordo com Liliam Costa, diretora da Central de Regulação, o objetivo é atualizar o número real de pacientes e levantar as reais necessidades dos mesmos. “Atualmente, temos 1.800 pacientes cadastrados. Contudo, muitos não compareceram mais e não conseguimos contato, o que acaba tomando a vaga de quem está precisando. Então, precisamos fazer o recadastramento para ofertar novas vagas para usuários que não dispõem de recursos para deslocamento”.

O que é TFD?

Tratamento Fora de Domicilio é um Programa do SUS destinado exclusivamente a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS, que necessitam de tratamento especializado não disponível na localidade onde residem.

Em Camaçari, este serviço encaminha os usuários nesta condição para o centro de maior recurso, no caso de Camaçari, a localidade de referência é a capital do Estado. Este programa oferece ao paciente e ao acompanhante, se for o caso, gratuidade de transporte para que possa deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento ambulatorial ou hospitalar/cirúrgico, a consulta ou procedimento, considerado de média e alta complexidade, previamente agendado, assim como também, o retorno a sua cidade de origem.

Ascom/PMC