Prefeitura de Camaçari esclarece sobre recadastramento do cartão SUS


A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que o recadastramento do Cartão SUS será realizado no município em breve. Entretanto, a notícia que está circulando nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, de que o procedimento será realizado através de um novo recadastramento biométrico, é improcedente.

A Sesau ressalta ainda que se faz necessário o recadastramento do Cartão SUS, uma vez que existem mais de 600 mil cartões em Camaçari, quando o município possui uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Com isso, os recursos investidos nos serviços de saúde, com base nos habitantes da cidade, acabam sendo usufruídos por moradores de outros municípios que não possuem nenhuma pactuação de recursos com a Rede Pública de Saúde de Camaçari.



Contudo, a Sesau destaca que ainda não foram definidas a metodologia pela qual acontecerá o recadastramento e nem a data, informações que serão divulgadas em breve nos diversos meios de comunicação da cidade.

"O que já temos como certo é que o recadastramento será feito. Mas, como será, ainda estamos estudando. Não sei de onde saiu essa informação sobre biometria. Até porque o Sistema do Cartão Nacional de Saúde não permite esse cadastramento biométrico ainda. É muito prematuro afirmar qual será a metodologia utilizada", afirma o secretário da Saúde, Elias Natan.