A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) retoma o programa do Mutirão de Cirurgias. Desta vez, a região de Camaçari será a beneficiada, quando serão atendidos os pacientes dos seguintes municípios: Camaçari, Conde, Dias D´Àvila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho. A partir de agora, além das cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia, serão feitas também cirurgias de tireoidectomia (cirurgia para a retirada da tireoide) e procedimentos cirúrgicos pediátricos para crianças de 4 anos até 13 anos e 11 meses: amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

As consultas serão realizadas no período de 25 a 27 de abril e a unidade móvel estará estacionada na Praça Imbassai, em frente ao Batalhão da Polícia Militar, em Dias D´Ávila. Serão 200 atendimentos diariamente, começando a partir das 7h. As cirurgias começam a ser feitas dia 27 no Hospital Dilton Bispo, em Dias D´Ávila.

Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e o Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam. Os pacientes para tireoidectomia serão triados na etapa vigente e encaminhados para agendamento de consulta especializada e, em seguida será feito o agendamento cirúrgico. As cirurgias começam a ser feitas dia 27.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.