A Era dos Robôs já é uma realidade e desperta a curiosidade de jovens do mundo todo. A aplicação da tecnologia e da inovação na vida das pessoas e no mercado de trabalho foi o tema da palestra realizada por Robson Oliveira, analista de Treinamento e Desenvolvimento da Ford, para alunos do Curso de Robótica do Programa Ford de Educação para Jovens de Camaçari.

Graduado em Tecnologia da Informação, Robson integra a equipe do Centro de Desenvolvimento de Produtos em Camaçari - único da Ford no Brasil. Ele conduziu um bate-papo com a turma composta por 25 estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública do município.

“Hoje, a inteligência artificial, que tem o mesmo princípio da robótica, é aplicada nas mais diversas atividades e produtos, desde procedimentos cirúrgicos até o desenvolvimento de veículos autônomos”, afirmou Robson. Além de falar sobre inovação e suas aplicações, ele contou um pouco de sua trajetória profissional e motivou os alunos a identificar seus objetivos profissionais e tentar conquistá-los com esforço e determinação.


Os jovens interagiram com o palestrante, esclareceram dúvidas e fizeram questão de mostrar suas próprias criações desenvolvidas durante as aulas de Robótica. A aluna Cassiane da Silva, 14, aproveitou a visita para saber mais sobre as possibilidades profissionais na área de tecnologia e não escondeu o entusiasmo com as aulas de Robótica: “Nunca imaginei que seria capaz de desenvolver projetos úteis para as pessoas e o curso mostrou que a gente pode, pois temos criatividade”, disse.

Cassiane faz parte da primeira turma do curso – uma iniciativa da Ford com o apoio do Ford Fund, braço filantrópico da companhia. Pautado na metodologia Lego, o curso tem como objetivo desenvolver, de maneira lúdica, habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe, bem como despertar nos alunos o interesse por inovação, ciência e tecnologia, ampliando suas perspectivas profissionais.

Criado em outubro de 2015, o Programa Ford de Educação para Jovens está contribuindo para mudar a realidade de centenas de estudantes baianos. O programa é promovido em parceria com o SESI, com o apoio das Secretarias de Educação do estado e do município.