A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2018 começa nesta segunda-feira (23/4) em Camaçari. A perspectiva é que cerca de 54 mil pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas até o dia 1º de junho, que é quando encerra a iniciativa.

Com a campanha, o que se espera é que haja a redução de hospitalização e mortes decorrentes das complicações causadas pelas doenças respiratórias por influenza em indivíduos com mais de 60 anos, além de assegurar a interrupção da cadeia de transmissão da Influenza no município.

Integram o grupo prioritário da ação: idosos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Para se imunizar, as pessoas podem procurar as unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) do município, que têm horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A contraindicação é para bebês com menos de 6 meses de idade ou indivíduos com alguma história de reação alérgica grave às proteínas do ovo.

A expectativa é de que 90% do público-alvo seja vacinado. O Dia “D” de mobilização nacional ocorrerá no dia 12 de maio.