Prêmio homenageia 35 mulheres que atuam em Camaçari

março 18, 2018


Uma noite especial e cheia de glamour para render homenagens às mulheres, assim foi a primeira edição do Prêmio Abrace Mulher que aconteceu na noite desta sexta-feira (16/3), no Teatro Cidade do Saber, e concedeu troféus à 35 mulheres com posição de destaque em diversas áreas da sociedade.

As homenageadas foram divididas em 10 categorias: ação social, saúde, cultura, política, mulher empreendedora, superação, esporte, vozes femininas, mãe e filha e jornalismo mulher.

O prêmio, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março, é mais uma ação do Projeto Abrace Camaçari, iniciativa transversal, que envolve diversas secretarias de governo.

A primeira-dama do município, Ivana Paula, idealizadora do Abrace Camaçari, ressalta que o evento é mais uma importante experiência no currículo do projeto, que já desenvolveu diversas campanhas, como a do Dia das Crianças, Páscoa, do agasalho e o Natal Sustentável. “Hoje é dia de reconhecimento, de valorizar o trabalho desenvolvido por mulheres abnegadas, que assim como o Abrace Camaçari, deixam suas marcas na sociedade, transformando vidas, resgatando valores morais e construindo histórias de sucesso”, concluiu.

Com experiência de 32 anos na área de esporte, a treinadora de Ginástica Rítmica, Tânia Mara  Lyrio, foi uma das homenageadas. Ela iniciou a trajetória como atleta, entre os 11 e 12 anos, em 1998, cursou Educação Física na Universidade Católica, e em 2002 se especializou em Ginástica Rítmica. “Acho a iniciativa importante, pois é uma forma de divulgar a contribuição das mulheres na sociedade. A nossa luta é a mesma, ajudar o próximo de alguma maneira. Esse prêmio é o reconhecimento pelo nosso trabalho, e vem para nos dar mais força para continuarmos lutando pelos nossos objetivos”, declarou a técnica.

Com uma história de vida marcada pela superação, a farmacêutica Lisiane Sena, 36 anos,  mostrou toda a garra e a coragem da mulher brasileira ao pôr fim à situação de violência conjugal que viveu. Ela buscou apoio do Centro de Referência na Atenção à Mulher (CRAM) Yolanda Pires, onde encontrou o suporte jurídico e psicológico necessário. Mas a superação na vida de Lisiane continua, ela luta diariamente para cuidar e manter financeiramente o casal de  gêmeos, um deles tem a necessidade de maior atenção e assistência por apresentar atraso cognitivo.

“As mulheres não podem, nem devem se submeter a nenhum ato de violência. Eu estou feliz em está aqui e representar a fatia que luta por seus direitos e nunca desistem da luta. A vida segue, mesmo com as dificuldades, leve e feliz”, declarou Lisiane.

O prefeito Elinaldo Araújo fez questão de prestigiar o evento e render  justa homenagem às mulheres em nome da esposa e da sua mãe, Ana Araújo, que foram agraciadas com flores entregues por ele e pela filha Ianohana Silva. “Mulher tem que ser cuidada e tratada com respeito. O que seriamos de nós sem o amor, a dedicação e o profissionalismo delas”, pontuou ele.

O evento, aberto ao público, teve belíssimas apresentações artísticas e contou com a presença de secretários e vereadores municipais.

 Homenageadas por categoria:

Social – Edleuza Sena

               Angela Cheirosa

Saúde– Marta Campos

                Ilma Pacheco  

Cultura – Elisângela Sena

                   Dona Nildes - Grupo Espermacete

                   Dona Bete – Chegança de Arembepe

Política – Fafá de Senhorinho

Mulher Empreendedora –  Elida Fashion

                                           Roberta Samara

                                           Maria Aparecida Souza

                                            Kaká da Flor

                                            Déa Alta Costura

     Ednaura dos Santos

Superação –

                Adriana Santana

                Lisiane Sena                            

Esporte –

                Tânia Mara Lyrio

                Leila Félix

Vozes Femininas

           Elly Nascimento

           Jamile Diwlay

            Lívia Nunes

          Railda Melo

          Nadja Meirelles

          Tania Santana

          Naele Valverde

          Jaguarana

          Laise Souto

          Raquel Vianna

          Dayna Lins

          Neide Bassan

          Itana Rosa

Mãe e Filha

Ennie Carvalho (Lojas Ennie Fashion) e a mãe Cely Carvalho.

Jessica Canuto e a mãe Selma Bezerra (Loja Sonho de Noiva)


Jornalismo Mulher

            Jane Silva

            Jane Oliver
Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias