Católicos celebram domingo de Ramos em Camaçari

Foto: Facebook Catedral São Thomaz de Cantuária

Com Ramos verdes nas mãos e cantos de alegria, os fiéis Católicos realizaram neste domingo (25/03) a celebração de Ramos em Camaçari. O rito iniciou cerca de 6h da manhã, onde foi realizada a bênçãos dos ramos na praça do Alto da Cruz, reunindo as seis paróquias da sede, marcando assim a abertura da Semana Santa.


Foto: Facebook Catedral São Thomaz de Cantuária
Ao som do trio elétrico os fiéis caminharam pelas ruas do centro da cidade em direção à Praça Desembargador Montenegro, onde fica localizada a Catedral São Thomaz de Cantuária, para a Missa campal.

Durante a missa, o bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini, recordou o sentido da semana Santana “A semana é Santa por que durante essa semana se revela a todos nós a santidade de Deus. Deus que é infinita compaixão, infinita misericórdia e doação”.


Ele destacou ainda que é um tempo para ser vivido com respeito e de recuperar o sentido do que é sagrado “Espero que seja um caminho de recolhimento. A semana do retiro espiritual do povo fiel, mesmo sem ir numa casa de retiro, ficando em sua casa.  Antigamente não se ligava nem o rádio”, disse.

“Nós podemos reconquistar um clima de respeito, de silêncio, de concentração. Sem gritaria, sem vulgaridade, sem ficar na bebedeira e ouvindo aquelas músicas vergonhosas. Para poder nos concentrar nesta relação nova que Deus quer restabelecer conosco” exortou.

O bispo disse ainda que a semana Santa não é apenas uma lembrança, mas uma renovação de tudo que foi vivido por Jesus Cristo, que foi perseguido, julgado, superou a morte e ressuscitou, trazendo a vida eterna para todos “E esse grande acontecimento não está jogado no passado e nós não estamos aqui apenas numa lembrança devota, mas aqui acontece, de novo, se torna presente aqui, o Senhor que é o Senhor da glória. Isso nos comove, nos anima e nos traz a esperança”, concluiu.

Além da sede, foram realizadas caminhadas nas localidades de Vila de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo e Barra do Pojuca.


Foto: Facebook Catedral São Thomaz de Cantuária
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA CATEDRAL

SEGUNDA-FEIRA SANTA (26/03) - 7h Missa pelas almas

TERÇA-FEIRA SANTA (27/03) -  17h Celebração penitencial com Adoração ao Santíssimo

QUARTA-FEIRA SANTA (28/03) - 18h - Procissão do Encontro
Mulheres saindo da Comunidade Santa Cruz ( Alto da Cruz)
Homens saindo da Comunidade Santa Cruz (Bomba)

QUINTA-FEIRA SANTA (29/03)
9h - Missa dos Santos Óleos
19h - Missa da Ceia do Senhor

SEXTA-FEIRA SANTA (30/03)
05h30 Via Sacra saindo da Comunidade do Alto da Cruz em direção a Catedral onde será entregue a cruz para os jovens.
7h - Via Sacra da Juventude, saindo da Catedral em Direção ao Morro da Manteiga.
17h - Celebração da Paixão do Senhor

SÁBADO SANTO (31/03) - 19h - Vigília Pascal

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - 7h, 9h30 , 18h30 - Santa Missa


Ascom/Diocese de Camaçari