Meteoro cruza o céu de Camaçari e transforma noite em dia; veja imagens

fevereiro 21, 2018


Em uma noite inédita para algumas cidades do estado da Bahia, um enorme "bólido" - meteoro de alto brilho – rasgou o céu e transformou a noite em dia exatamente às 22h27 (horário local). A câmera de monitoramento do céu da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) registrou o forte clarão no vídeo que você pode ver logo abaixo.



A organização afirma que está tentando atualizar o público com o máximo de informações sobre o fenômeno, e obteve algumas belas imagens do evento. O  vídeo foi registrado por uma  câmera de segurança localizada em Camaçari. 




Análises


Com base em análises preliminares das imagens divulgadas pela internet, a Bramon a trajetória aproximada do meteoro, conforme imagem abaixo:




O meteoro, que foi visto em Salvador, toda a costa leste além de Sergipe, entrou na atmosfera terrestre às 22:27:52, horário local  no sentido nordeste para sudeste e explodiu sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 83 km da Praia de Garajuba e aproximadamente 29 km de altitude. As informações foram coletadas e analisadas por uma equipe da Bramon nessa noite entre 20 e 21 de fevereiro.


Os meteoros são rochas que estão vagando pelo espaço, e às vezes cruzam o caminho da Terra e acabam queimando na atmosfera. Quando isso acontece, a rocha espacial produz um brilho intenso e então chamamos de “meteoro”, quando a rocha ainda não entrou na Terra o nome dado é meteoroide.


Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias