Homenagens a Yemanjá são feitas na Costa de Camaçari

fevereiro 02, 2018


A população participou na madrugada desta sexta-feira (02/02) das homenagens à “Rainha do Mar”, Yemanjá. Os festejos foram realizados nas praias de Arembepe, localizada na Costa de Camaçari.

A festa contou com a presença do vice-prefeito, José Tude, além de autoridades municipais, devotos, comunidade local, turistas e visitantes. As comemorações iniciaram no primeiro dia do mês de fevereiro, com a procissão marítima, levando os balaios com os presentes para Yemanjá, nas embarcações em alto mar.


Já na madrugada desta sexta, iniciou com a alvorada de fogos, em Arembepe, prática ritual que acontece há mais de 100 anos na localidade. Logo após, o desfile de fanfarras encantou a população, seguido da procissão que levou os balaios com as oferendas e os pedidos dos devotos aos barcos. “Manifestações populares como essa são o registro histórico da nossa cidade e merece ser preservada”, disse o vice-prefeito, Tude.

As comemorações à Rainha do Mar ainda acontecem na Costa de Camaçari, em Itacimirim,  com o Xirê, também conhecido como Roda dos Orixás. As 15h sairá a procissão marítima, que levará os balaios com as oferendas e os pedidos dos devotos às embarcações para, em seguida, serem entregues a Yemanjá em alto mar. Os festejos, no local, estão previstos para encerrar as 17h.



Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias