Ação mobiliza doadores de sangue em Camaçari

fevereiro 05, 2018


Uma ação de cidadania e amor ao próximo reuniu professores, alunos, desportistas e atletas da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) no último sábado (3/1). A iniciativa Tipo A, de Atleta mobilizou doadores de sangue para ampliar o estoque da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), no Hospital Geral de Camaçari.

O contato inicial foi da Hemoba, que procurou a secretaria e solicitou apoio para abastecer o estoque para o período de carnaval. O secretário da pasta, Sessé Abreu, prontamente mobilizou os professores para convidar seus alunos a participar deste ato de solidariedade.

Para que a ação fosse realizada, foi disponibilizado transporte para todos se deslocarem do estádio Armando Oliveira até o posto de doação. Após a triagem os doadores aguardaram para realizar a doação. Nem todos puderam doar, mas teve até pai que acompanhou o filho para autorizar a doação.


A aluna da Operação Malhação, Mariane Santos, participou da iniciativa e aproveitou para convidar mais pessoas para doar. “Não dói nada, é só uma ‘picadinha’. E uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”.

Para doar é necessário ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar mais de 55 quilos e estar bem alimentado. Além disso, é necessário responder a um questionário e passar por uma triagem clínica. Algumas doenças impedem a doação de sangue, como as cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas e câncer, e quem tomou a vacina contra a febre amarela só pode realizar o procedimento após dez dias.

Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias