Unopar implanta polo de ensino em Camaçari

janeiro 23, 2018

Foto: Tiago Pacheco
Ascom/PMC

Nesta segunda-feira (22/01), o prefeito Elinaldo Araújo recebeu em seu gabinete o gestor do polo da Unopar de Camaçari, Gustavo de Paula, que apresentou a proposta de ensino do grupo e falou sobre as expectativas com a implantação do primeiro polo da rede na cidade.

O prefeito Elinaldo Araújo comemorou a chegada da instituição de ensino e lembrou que a Jornada Universitária, que ocorreu no ano passado, foi um importante passo para o busca de transformar Camaçari em um polo universitário. “Assumimos esse compromisso de trazer para Camaçari instituições de ensino superior, dando aos moradores a oportunidade de estudar sem precisar sair da cidade. Fico muito feliz com a chegada da Unopar, e acho que a Jornada Universitária que fizemos foi fundamental para que as faculdades vissem o potencial que temos para nos tornarmos um polo universitário”, disse o prefeito.

De acordo com Gustavo de Paula, a instituição de ensino, que atua na modalidade EAD semipresencial – quando o estudante tem encontros no polo de ensino e também executa atividades online – tem mais de 900 polos no país, sendo 78 só na Bahia. Gustavo explicou o que levou o grupo a se instalar na cidade. “Encontramos em Camaçari um ambiente favorável e promissor, onde o governo demonstrou total interesse no crescimento da educação superior”.

Em Camaçari serão oferecidos, inicialmente, 30 cursos, sendo as novidades o curso de bacharelado em Enfermagem e Educação Física, na modalidade semipresencial. A previsão é que em 2018 a escola atenda 450 alunos, e que em 3 anos esse número chegue próximo de 2.500 estudantes. A estrutura de 900 metros quadrados, que fica em um prédio na Praça Abrantes, ficará pronta até o início de fevereiro e conta com 13 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, 2 auditórios, área de convivência, atendendo às políticas de acessibilidade, segundo o gestor da unidade, Gustavo de Paula.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou sobre a importância da chegada da Unopar no município. “A Unopar chega oferecendo benefícios à nossa comunidade, aos estudantes, aos servidores e compõe, no conjunto das ações, esse território acadêmico. Então, cada vez mais, Camaçari se constitui em um território onde se pode morar e estudar”, destaca.

A parceria entre a Prefeitura de Camaçari e a Unopar renderá benefícios para os servidores municipais, que poderão ter descontos de 20% nos cursos oferecidos pela instituição, uma oportunidade que pode ser crucial para quem ainda não havia dado o pontapé inicial por conta dos altos preços da graduação. As mensalidades na Unopar variam entre R$ 59 e R$ 249, sem o desconto mencionado.


Além da Unopar, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) também vai implantar um campus no início deste ano em Camaçari, ocupando de maneira provisória a estrutura da Cidade do Saber. “Aos poucos Camaçari vai se tornando um polo universitário”, disse o vice-prefeito José Tude, que também acompanhou a reunião.


Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias