Camaçari: Caminhada do Outubro Rosa no centro da cidade chama atenção para prevenção do câncer

outubro 18, 2017

Foto: Reprodução


Cerca de 100 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (17/10) da Caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), com o objetivo de alertar as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio do autoexame e da mamografia, como maiores aliados no combate à doença.

Presente na caminhada, o subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, chama a atenção das mulheres para importância da prevenção. “Precisamos convencer as mulheres ao nosso redor da importância da realização da mamografia e do autoexame. Não existe combate melhor para qualquer doença do que a prevenção”, afirmou.


A marcha saiu da Praça Abrantes e seguiu pelas ruas do centro da cidade até o Teatro Alberto Martins, local onde a iniciativa teve continuidade com a realização de palestras, atividades lúdicas e dinâmicas.

A presidente da Associação dos Pacientes Acometidos pelo Câncer de Camaçari, Ivonete Mota, destaca que as mulheres não devem temer o câncer e sim se prevenir. “Mas, caso sejam acometidas pela doença, o importante é encarar e lutar pela vida. Enfrentar o câncer de frente e vencer. Façam o autoexame e a mamografia a cada ano, pois prevenir é melhor que remediar”.

Em Camaçari, as marcações e realizações das mamografias acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras no Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC), localizado na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), onde está a Policlínica e o Hospital Dia.


Semanalmente, são ofertadas 60 vagas. Mas, por conta da mobilização do Outubro Rosa, a Sesau incluiu 40 vagas extras todas as sextas-feiras. Para realizar a mamografia, as mulheres precisam levar apenas a solicitação médica, documento e o cartão do SUS.

Ascom/PMC

Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias